Controle de Acesso

Objetivo 

     Em segurança, especialmente segurança física, o termo controle de acesso PB ou controlo de acessoPE é uma referência à prática de permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. O controle físico de acesso pode ser obtido através de pessoas (um guarda, segurança ou recepcionista); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em cartões de acesso.

Identificação e autenticação

      A identificação e autenticação fazem parte de um processo de dois passos que determina quem pode acessar determinado sistema. Durante a identificação o usuário diz ao sistema quem ele é (normalmente através de um nome de usuário). Durante a autenticação a identidade é verificada através de uma credencial (uma senha, por exemplo) fornecida pelo usuário. Atualmente, com a popularização tecnológica, reconhecimento por impressão digital, smartcard, MiFare ou RFID estão substituindo, por exemplo, o método de credencial (nome e senha). Dispositivos com sensores que fazem a leitura, a verificação e a identificação de características físicas únicas de um indivíduo aplicam a biometria e fazem agora a maior parte dos reconhecimentos. A identificação biométrica por impressão digital é a mais conhecida e utilizada atualmente por sua fiabilidade alta e baixo custo.


Autorização

       A autorização define quais direitos e permissões tem o usuário, após o usuário ser autenticado o processo de autorização determina o que ele pode acessar as devidas localizações/ambientes.

Auditoria


       A auditoria é uma referência à coleta da informação relacionada à utilização, pelos usuários, dos recursos / dispositivos. Esta informação pode ser utilizada para gerenciamento, planejamento, cobrança e etc. A auditoria em tempo real ocorre quando as informações relativas aos usuários são trafegadas no momento do consumo dos recursos.

Tipos de controle de acesso

 
        As técnicas de controle de acesso são normalmente categorizadas em discricionárias. Existem várias marcas e modelos de equipamentos de controle de acesso disponíveis no mercado. Conheça agora os mais usados:

  •  A Biometria, que utiliza o um leitor de impressão digital.
  • Os Cartões de proximidade, que também podem se apresentar em forma de tags, contam com um chip interno que é lido pelo equipamento instalado na porta.
  • As Senhas basta que a pessoa autorizada tenha a senha cadastrada no equipamento para que seu acesso seja concedido.
  • A Portaria remota, é um conjunto de equipamentos e serviços prestados por uma empresa de segurança especializada.


Controle de acesso na segurança eletrônica:


      Na segurança eletrônica, o controle de acesso desempenha um papel importante para identificar as pessoas presentes em uma determinada área controlada. O controle de acesso de pessoas em áreas restritas, como condomínios, empresas, centro de processamento de dados (CPD), entre outros, é feito através de equipamentos como portas eletrônicas, catracas, torniquetes e cancelas. Todos os acessos são registrados em um software e banco de dados desenvolvidos para este fim. Com isto é possível rastrear todas as pessoas que estão, ou estiveram presentes na área controlada. Para autenticar e autorizar uma pessoa são utilizadas diversas tecnologias como: cartão de proximidade, biometria e senha.

 

    A ALTHVA possui sistemas de gestão de controle de acesso e dispõe de integração com diversos fabricantes de dispositivos e tem o prazer em apresentar algumas de nossas soluções inovadoras que pode beneficiar e contribuir para aprimorar a segurança e eficiência do controle de acesso em suas dependências. Nossa proposta é implementar um sistema de controle de acesso em catracas, portas e utilizando a tecnologia por cartões de proximidades, biometria impressão digital e reconhecimento facial.

   Sabemos que, em ambiente movimentado, é essencial garantir a segurança e controlar o acesso das pessoas, evitando possíveis entradas não autorizadas. O sistema de controle de acesso oferece uma solução eficaz e confiável para essa necessidade.

    Nossas tecnologias de reconhecimento é extremamente avançada e permite identificar e autenticar com precisão as pessoas que tentam acessar o ambiente. Além disso, o sistema é capaz de armazenar dados biométricos, como impressões faciais e características específicas, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham permissão para entrar.

 Alguns benefícios que essa solução oferece são:

 

  1. Segurança aprimorada: Ao utilizar essa tecnologia, é possível evitar a entrada de pessoas não autorizadas, o que pode reduzir significativamente o risco de incidentes e a propagação de doenças.

 

  1. Controle eficiente: O sistema de reconhecimento facial permite o monitoramento em tempo real do acesso de pacientes, visitantes e funcionários do hospital, garantindo a integridade e o controle do ambiente hospitalar.

 

  1. Agilidade no processo: A identificação através do reconhecimento facial é rápida e eficiente, agilizando o fluxo de pessoas e minimizando filas em horários de grande movimentação.

 

  1. Redução de custos: Com a implementação desse sistema, é possível eliminar a necessidade de cartões de acesso e outros mecanismos de controle tradicionais, reduzindo custos operacionais.

 

Gostaríamos de agendar uma reunião no intuito de conhecer melhor as reais necessidades e assim apresentar a solução em mais detalhes e explorar como podemos adaptá-la às necessidades específicas.

Estamos confiantes de que nossa tecnologia pode elevar o nível de segurança em sua instituíção.